Turismo de Portugal, Destaque, Incentivos

Linha de Apoio à Qualificação da Oferta – Candidaturas Abertas

O Turismo de Portugal, em parceria com o sistema bancário, anunciou o reforço e renovação da Linha de Apoio à Qualificação da Oferta no montante de 300 milhões de euros.

 No período particularmente difícil que atravessamos estes instrumentos possibilitam apoiar o esforço de investimento na adaptação e na requalificação dos respetivos empreendimentos e estabelecimentos, para que, no momento da recuperação, Portugal possa continuar a oferecer um turismo de excelência e a reforçar o seu posicionamento competitivo no mundo enquanto destino turístico

Rita Marques – Secretária de Estado do Turismo

Objetivos

A Linha de Apoio à Qualificação da Oferta consiste num apoio financeiro a empresas do setor turístico, sendo um instrumento financeiro para o financiamento a médio e longo prazo de projetos de investimento turísticos que se traduzam na requalificação e reposicionamento de empreendimentos, estabelecimentos e atividades, na criação de empreendimentos, estabelecimentos e atividades implementados nos territórios de baixa densidade, bem como no desenvolvimento de projetos de empreendedorismo.

Projetos Elegíveis

  • Requalificação e reposicionamento de empreendimentos, estabelecimentos e atividades
  • Em territórios de Baixa Densidade – Criação de empreendimentos, estabelecimentos e atividades enquadradas no setor turístico
  • Empreendedorismo (investimento elegível até €500.000,00 para pequenas ou médias empresas a criar ou criadas há menos de 2 anos)

Apoio à Qualificação da OfertaApoios

O montante de financiamento não pode exceder 80% do investimento elegível. A participação do Turismo de Portugal tem o limite de 1,5 milhões euros, sendo que 30% da componente do financiamento atribuído pelo Turismo de Portugal pode ser convertida em Apoio não Reembolsável.

Candidaturas

Antes de efetuar o pedido de financiamento junto da instituição de crédito o promotor deve aferir se o seu projeto atinge a pontuação global mínima de 40 pontos nas duas medidas – gestão ambiental e acessibilidade. Para esse efeito, a empresa tem de preencher um formulário disponível no SG​​PI.

Mais informações sobre a Linha de Apoio à Qualificação da Oferta no sítio do Turismo de Portugal