PDR 2020 – Instalações de Redes Anti Granizo em Pomares de Pomóideas e Prunóideas – Next Generation
O PDR 2020 anunciou no passado dia 23 de abril a abertura do período de apresentação de candidaturas ao apoio direcionado para a Instalação de Redes Anti Granizo em Pomares de Pomóideas e Prunóideas melhoria da eficiência dos regadios existentes. As candidaturas estarão abertas até ao dia 23 de julho.
Objetivos
O programa disponibiliza uma verba de 17.5 milhões de euros visando o reforço da viabilidade das explorações agrícolas, promovendo a inovação e capacitação organizacional e uma maior previsibilidade; preservação e melhoramento do meio ambiente, assegurando a compatibilidade dos investimentos com as normas ambientais e de higiene e segurança do trabalho; apoio das explorações agrícolas na proteção dos pomares de Pomóideas e Prunóideas contra agentes climáticos adversos, concretamente contra o granizo, reduzindo a exposição ao risco.
PDR 2020 – Apoio a Fundo Perdido
Os apoios são concedidos sob a forma de subsídio não reembolsável e assumem a modalidade de custos simplificados com base na seguinte descrição:
- Pomares sem estrutura vertical – 18 292, 64 (euros/ha)
- Pomares com estrutura vertical com postes de altura acima do solo menor que 4 metros – 18 292,64 (euros/ha)
- Pomares com estrutural vertical com postes de altura acima do solo maior ou igual a 4 metros – 10 486,88 (euros/ha)
O custo total elegível tem de ser superior a 25 000 euros e igual ou inferior a 500 000 euros e é determinado através do produto do custo unitário com a área a cobrir pela estrutura anti granizo.
Candidaturas
As candidaturas são submetidas através de formulário eletrónico disponível no sítio no portal do Portugal 2020 (aqui), ou do PDR 2020 (aqui), e estão sujeitos a confirmação por via eletrónica a efetuar pela autoridade de gestão.