Portugal 2020 – SI Inovação Produtiva
O período de apresentação de candidaturas à Inovação Produtiva abriu no passado dia 25 de junho. O programa apoia o investimento empresarial inovador e a criação de emprego qualificado. A inovação empresarial insere-se no âmbito do investimento nos setores industrial e turístico, fundamentalmente, estando as candidaturas abertas até ao dia 21 de setembro e até dia 26 de julho para empresas que efetuaram o pré-registo.
O programa conta com a publicação de 2 avisos:
- 12/SI/2021 – Para territórios do interior
- 13/SI/2021 – Para outras regiões
Esta repartição em dois avisos sublinha uma discriminação positiva dos territórios de baixa densidade contribuindo para a promoção da coesão territorial, permitindo valorizar os territórios do interior, através de instrumentos financeiros com dotações específicas para o interior e adaptados a estes territórios, baseados em políticas de incentivo ao investimento apostando na inovação.
Compete 2020
Objetivos
O programa disponibiliza uma verba de 400 milhões de euros, 145 milhões para o interior e 255 para as restantes regiões, visando a promoção da coesão territorial e a diversificação e inovação de bens ou serviços capazes de aumentar a competitividade da economia portuguesa.
Inovação Produtiva 2021 – Apoio a Fundo Perdido
A tipologia de intervenção a apoiar diz respeito a investimentos na inovação empresarial e na criação de emprego qualificado. O apoio ascende os 75% para despesas elegíveis apresentadas até 25.000.000 €, sendo 50% a fundo perdido e 50% na forma de incentivo reembolsável.
Candidaturas
As candidaturas são submetidas através de formulário eletrónico disponível no sítio no portal do Portugal 2020 (aqui) e estão sujeitos a confirmação por via eletrónica a efetuar pela autoridade de gestão.